RP#17 – LER É UM PRAZER

20 de janeiro de 2016

0 Flares Filament.io 0 Flares ×


Fala Resistência, chegamos a mais um episódio, onde batemos um papo sobre a importância da leitura na formação do ser humano e a importância da leitura bíblica devocional na vida do cristão.
Quais as razões para que a maioria dos brasileiros não se interessem por ler um livro sequer durante praticamente toda a sua vida? Quais os males que a falta de estudo bíblico acarretam na vida de um cristão? Isso e muito mais nesse nosso papo, onde você é convidado a participar.

Clube do livro composto por: Rodrigo Oliveira, Leonardo Braga, Rodrigo Muniz.Will Soares.

Livros comentados no episódio:

Entendendo a Bíblia
O pequeno Príncipe – resenha
Anjos e Demônios – resenha
O Código Da Vinci – resenha
Morte por Amor – Mark Driscoll – resenha
Escuridão Total sem Estrelas – Stephen King – resenha
Ele Escolheu os Cravos – Max Lucado (Lukêiiido) – resenha
Brasileiros Pocotó – Luciano Pires – resenha
Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker – resenha
Estudos no Sermão do Monte – Lloyd Jones – resenha

Livros usados – Estante Virtual
Rede social de leitores – Skoob

Soundtrack:
Grant Lee Phillips
PG
Playing For Change
Eminence Symphony Orchestra
The Piano Guys
The Jayhawks

Pauta por Will Soares

Edição e arte da vitrine por Rodrigo Oliveira

Ouça o Resistência Podcast no SPOTIFY

Fique por dentro de lançamentos e sorteios, seguindo-nos em nosso Instagram

Participe da Confraria Resistência no WHATSAPP

Nos escreva um e-mail através do endereço resistenciapodcast@resistenciapodcast.com e participe enviando suas impressões, dúvidas, criticas e sugestões de temas para episódios

  • Perguntas Bíblicas

    Muito boa a comparação entre os seguidores de Harry Potter e os seguidores de Jesus. Apesar de que nunca devemos perder de vista que somos todos pecadores e carecedores da graça e da misericórdia de Deus! Precisamos buscar a Sua Palavra porque necessitamos dela, temos fome dela e ela nos sustenta.
    Vamos ler a Bíblia todos os dias!
    Aproveito para indicar o Manual Bíblico das Questões Difíceis e Polêmicas da Bíblia.

    Abraço,

    PBD

    • Verdade. O primeiro passo da conversão é o reconhecimento da nossa condição caída, pecaminosa.
      Muito obrigado pelo teu feedback!

  • Ler a Bíblia é praticamente “obrigatória” para qualquer pessoal que “se diz” Cristão. A Palavra de Deus é o nosso alimento espiritual e uma das formas de nos relacionarmos (e criarmos intimidade) com Deus. Mas ler a Bíblia não é ler apenas no domingo ou com devocional (mini-lições), mas realmente ler diariamente. Muito bom pessoal!

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Fala Eddie! Obrigado por nos passar suas percepções.
      Mas quando falamos em devocional, estávamos nos referindo à leitura diária da bíblia, buscando a direção do Espírito Santo, desejando aprender mais de Deus.
      Realmente, abrir mão de buscar na Palavra e conhecer melhor a Deus é um desperdício para a nossa vida.

      Abração.

      • Sim Rodrigo, por isso que coloquei entre parênteses que estava citando os devocionais que são comprados como mini-lições ou até mesmo encontrados na Internet. Muitas pessoas leem o “versículo do dia” e acham que estão fazendo uma leitura bíblica. De certa forma até estão, mas não é a leitura que deveriam fazer. Mais uma vez, não estou dizendo que isso não pode ser feito, mas não é saudável que APENAS esse seja o contato com a Bíblia.

        • Ah, sim, Eddie. Realmente não pensei nessas “devocionais” pra apaziguar a consciência de quem não lê a Bíblia como deveria kk.

  • Daniel de Oliveira

    Fala Resistência!!!! Muito boa a iniciativa de tratar esse tema, que não só afeta a fé em Cristo, mas toda a sociedade. Parabéns ao Will pelo seu primeiro programa. Frase de abertura fantástica, expondo a ironia e incoerência que existe em alguns da fé. Aproveitando o ponto sobre várias versões da Bíblia, recomendo o Estudo conheça sua Bíblia da Igreja Batista de Água Branca, com o Pr. Ed René Kvitiz. Bem interessante, principalmente as comparações entre velho e novo testamento. http://ibab.com.br/mensagens/mensagem/biblia-palavra-de-deus
    Outra recomendação é o estudo do Pr. Presbiteriano Augustus Nicodemus, como interpretar sua Bíblia. Cheio de informações e detalhes da História da escrita da Bíblia, explicações dos idiomas e muitos outros detalhes. Excelente para crescimento e confiança no livro que nos ajuda na Fé. https://m.youtube.com/watch?v=jJ9UUi_36Dc
    No final do programa vocês fizeram suas indicações de leitura, quero aproveitar o espaço é fazer a minha contribuição. Primeiramente, quero recomendar o comentário de João Calvino sobre o livro de Romanos.
    Existem outros comentários dele, publicados pela Editora Fiel, mas acho que Romanos é um livro de importância e excelente para introdução, pois ali, Paulo defendeu, com muita graça de Deus a salvação pela Graça, através da fé na obra salvadora de Jesus.
    O livro tem várias notas explicativas e agregativas, Calvino não se propõe somente a expor sua opinião, mas compara seus pensamentos com outros comentaristas, ora discordando, ora concordando, trazendo um senso crítico a sua obra.
    Para quem gosta de questões linguísticas, vai apreciar o livro, pois Calvino faz comparação de traduções. Caso alguém não goste disso, não é algo que recheie o livro, e não atrapalha.
    Conselho pessoal para quem se propõe a ler o livro, deve levar em conta a época em que o livro foi escrito, o auge da Reforma Protestante, juntamente com a perseguição contra a mesma.
    Então, em certos momentos da sua exposição Calvino soará um tanto severo e áspero, todavia, pode ser uma impressão minha. Kkkkk!!!
    Caso você se dê bem com esse comentário, aí recomendo que a adquira outros.
    Na minha segunda recomendação vou de Mangá. Como a maioria recomendou um livro, preferi recomendar um mangá, até para desmistificar que quadrinhos é coisa somente para crianças.
    Minha sugestão é o mangá Seton…um naturalista viajante… Volume 1: Lobo o Rei de Currumpaw.
    É uma história escrita por Yoshiharu Imaizume, baseada na biografia do naturalista Ernest Thompson Seton(1860-1946).
    Seton foi um pintor inglês, que sempre foi fascinado pela natureza, e a vida selvagem. Quando criança, se mudou com os pais para o Canadá onde teve seu primeiro contato com sua principal inspiração. A natureza.
    Aos trinta, mudou-se para Paris, com o fim de participar do círculo artístico mais influente de sua época, e expor sua visão da interação entre homem e natureza. Seton obteve boas críticas por sua obra: “lobo adormecido”. Sendo reconhecido como um digno representante da arte Naturalista.
    Após esse trabalho, Seton viu seu prestígio cair no círculo artístico depois de expor sua nova obra: “A vitória do lobo”. Obra que foi recebida como uma ofensa as crenças religiosas e visões humanistas.
    Seton, então, resolveu partir de Paris, se mudando para a América. Na América, Seton foi convidado a conhecer as fazendas de Gado no Novo México, e a “terrível fera local Lobo”.
    Lobo e sua pequena matilha haviam se tornado uma lenda local, pois eram muito espertos, excedendo em muito outros lobos, e não sendo capturados por nenhuma armadilha ou técnica de caçar lobos.
    Seton como um amante da natureza selvagem, se sentiu compelido a conhecer essa magnífica “Fera”, que se recusava a ceder ao homem. O mangá descreve esse embate entre homem e natureza, e como esse embate mudou completamente a vida de Seton.
    O mangá é super empolgante, cada página te motiva a continuar. Outro ponto a destacar, é arte impressionante de Jiro Taniguchi. Para quem pensa que mangá é só bonequinhos de olhos grandes, deve ler essa obra e deixar seus preconceitos. Paisagens e ilustrações cheios de detalhe. Expressões nos animais desenhados com maestria.
    Uma pena que só publicaram essa única história de Seton. No Japão são 4 volumes com outras histórias. Mas digo que vale a pena correr atrás desse material. Hoje se encontra em sebos, mercado livre, até na estante virtual. Talvez tenha em algum site de leitura virtual. Procurem, que Vale a pena. Valeu galera. Escrevi demais. Kkkkkk!!!! Abraços!!!

    • Valeu, Dani. Obrigado pelo feedback! Vindo de um participante eu tenho minhas dúvidas quanto aos elogios, mas vou levar em consideração kkkk.
      E obrigado pelas recomendações. Só enriquecem o pós-gravação.

Resistência Podcast © 2016