Só uma coisa te falta.

9 de dezembro de 2015

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

suctf

E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Marcos 10.21-22

Eis a conclusão do encontro do Jovem Rico com Jesus.
Existem muitas pessoas parecidas com esse Jovem. Elas se aproximam de Jesus, pois reconhecem NELE algum tipo de dignidade. Se aproximam, porque ELE desperta algum tipo de fascinação ou curiosidade. E por fim, se aproximam d’ELE com interesse na salvação ou em busca de aprovação.
Outras características desse Jovem, e dessas pessoas é uma crença religiosa, um código de conduta ou uma justiça própria. Observem que o Jovem rico nos versos 17-18, se aproxima de Jesus com atitudes reverentes e educadas, e demonstra interesse pela doutrina de Cristo.
Até certo ponto da conversa, a palavras de Cristos eram festas aos seus ouvidos, pois até certo momento, sua religiosidade e sua conduta, aparentemente, lhes estavam garantindo a entrada no Reino de Deus. Todavia, tendo a conversa partido para um nível mais profundo, íntimo e genuíno, acabou o interesse do Jovem em Jesus e no seu Reino.

Faltava alguma coisa nele.
Sobrava religiosidade e sobrava justiça própria.
Mas faltava desapego ao dinheiro, genuíno amor a Deus e ao próximo.
Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 1 João 3.17

PARA O JOVEM RICO, FALTAVA UMA CONFISSÃO E UM DESEJO DE ABANDONO DO SEU PECADO, QUE MANIFESTAVA-SE NA AVAREZA E NA FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO.

Mas vejamos outros personagens da narrativa bíblica que se encontraram com Jesus.

PARA NICODEMOS SOBRAVA TAMBÉM UMA RELIGIOSIDADE, MAS LHE FALTAVA NASCER DE NOVO. TANTO ERA SEU PECADO, QUE MANIFESTAVA-SE EM ORGULHO RELIGIOSO, QUE ACHAVA POR DEMAIS ESTRANHO E AVESSO O ENSINAMENTO DE JESUS.

PARA O APÓSTOLO PAULO, ANTES DA SUA CONVERSÃO, SOBRAVA-LHE RELIGIOSIDADE E ZELO FERVOROSO PELA SUA FÉ, MAS LHE FALTAVA ASSUMIR SEUS PECADOS. FALTAVA ASSUMIR, QUE NEM MESMO O PRÍNCIPE DOS FARISEUS, TEM MÉRITO DIANTE DA JUSTIÇA DE DEUS. PARA PAULO, FALTAVA O ABANDONO DA SUA FÉ CEGA NAS ILUSÕES HUMANAS, QUE DETURPARAM A LEI OBSCURECENDO A JUSTIÇA DA GRAÇA, NEGANDO O VERDADEIRO CORDEIRO DE DEUS E A GENUÍNA CIRCUNCISÃO. PARA PAULO, FALTAVA PARAR DE PERSEGUIR, PARA JUNTAR-SE AO GRUPO DE DISCÍPULOS PERSEGUIDOS DE JESUS.

PARA ZAQUEU LHE SOBRAVA INTERESSE POR CRISTO E UMA VONTADE IMENSA DE COMUNGAR, MAS FALTAVA ABANDONAR SEU PECADO, QUE SE MANIFESTANDO EM COBIÇA E AVAREZA, CAUSOU TODO TIPO DE INJUSTIÇA. SÓ HOUVE SALVAÇÃO NAQUELA CASA, QUANDO ZAQUEU ARREPENDENDO-SE DE SEUS ATOS, E NASCENDO DE NOVO PARA O REINO DE DEUS, ABRIU MÃO DA SUA COBIÇA E AVAREZA, E ASSUMIU PERANTE TODOS A SUA INJUSTIÇA, DANDO SUA PALAVRA, QUE RESTITUIRIA A TODOS A QUEM PREJUDICOU.

POR QUE NOS FALTA ALGUMA COISA?
PORTANTO, ASSIM COMO POR UM SÓ HOMEM ENTROU O PECADO NO MUNDO, E PELO PECADO, A MORTE, ASSIM TAMBÉM A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS, PORQUE TODOS PECARAM. ROMANOS 5.12
COMO ESTÁ ESCRITO: NÃO HÁ UM JUSTO, NEM UM SEQUER, NÃO HÁ QUEM ENTENDA, NÃO HÁ QUEM BUSQUE A DEUS; TODOS SE EXTRAVIARAM, Á UMA SE FIZERAM INÚTEIS; NÃO HÁ QUEM FAÇA O BEM, NÃO HÁ UM SEQUER. ROMANOS 3.10-12
SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS PECADO NENHUM, A NÓS MESMOS NOS ENGANAMOS, E A VERDADE NÃO ESTÁ EM NÓS. 1 JOÃO 1.8
QUEM PODE NOS DAR O QUE NOS FALTA? JESUS CRISTO.
ELE VOS DEU VIDA, ESTANDO VÓS MORTOS NOS VOSSOS DELITOS E PECADOS, NOS QUAIS ANDASTES OUTRORA SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO, SEGUNDO O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR, DO ESPÍRITO QUE ATUA NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA; ENTRE OS QUAIS TAMBÉM TODOS NÓS (O APÓSTOLO PAULO ESTÁ SE INCLUINDO NESSE GRUPO O QUAL ESTÁ DESCREVENDO) ANDAMOS OUTRORA, SEGUNDO AS INCLINAÇÕES DA NOSSA CARNE, FAZENDO A VONTADE DA CARNE E DOS PENSAMENTOS; E ÉRAMOS POR NATUREZA, FILHOS DA IRA, COMO TAMBÉM OS DEMAIS. EFÉSIOS 2.1-3

Outro ponto a destacar, é o que motivou Jesus a dizer: Só uma coisa te falta.
E Jesus, fitando-o, O AMOU e disse: Só uma coisa te falta.
O motivo foi o amor. Cada atitude de Deus em Jesus, é motivada pelo seu amor.
Ele olhou para esse Jovem, e se compadeceu de sua cegueira espiritual, de sua arrogância, de sua religiosidade, e com uma palavra de desafio, desconstruiu toda a confiança do rapaz. Descontruiu, para que o Jovem percebesse, o quanto ele estava longe do reino de Deus; O quanto estava perdido em si mesmo na escravidão ao pecado nesta natureza caída.

Muitas pessoas se ofendem com a mensagem do Evangelho, principalmente quando ele toca no assunto pecado.
E se enfurecem com os servos que foram comissionados por Jesus a conclamar o arrependimento.
Não evangelizamos por orgulho, não evangelizamos por vaidade e não evangelizamos por motivos triviais.
Evangelizamos por amor.

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar os montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que eu entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. 1 Coríntios 13.1-3.
Logo, se a proclamação do Evangelho Genuína de Jesus, não for motivada no amor, de nada ela servirá.

No evangelho escrito por João, no capítulo 3, verso 16, é descrito que Deus enviou seu Filho Unigênito, unicamente movido por sua vontade amorosa e misericordiosa para com a humanidade.
QUAL PROPÓSITO NA VINDA DE JESUS A NÓS? Ela (Maria) dará luz a um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS PECADOS DELES. Mateus 1.21

Jesus se manifestou para destruir o cativeiro do pecado e as obras de Satanás.
Não fechem seus corações para Ele, não se gloriem, pelo fato de viverem, de acordo com as vontades desordenadas desta caída natureza carnal.
Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará. Thiago 4.8-10
Não fiquem contrariados pela fala de Jesus e de seus apóstolos. O Pai, o Filho e o Espírito vos amam desde a fundação do mundo. Permitam-se ser curados da maldição de Adão. Deixem de ser escravos do pecado. Não sigam o caminho do Jovem Rico, que mesmo sendo amado pelo Senhor, preferiu o caminho largo da perdição. Não se entreguem a tristeza conforme a carne, que não produz arrependimento. Não guardem o orgulho, abandonem seus méritos, abandonem a falsa religiosidade e se convertam-se em filhos e herdeiros de Deus, através do lavar regenerador, salvador e poderoso do Sangue de Jesus Cristo.

Eu já fui como o Jovem Rico. Fui um falso discípulo por anos. Membro de uma Igreja, mas totalmente fora do corpo de Cristo. Até que Ele veio a mim e me disse: Só uma coisa te falta. Arrependa-se e deixe o pecado.
Nós podemos enganar aos outros, mas não podemos enganar a nós mesmos e nem a Deus.
O pecado suga as nossas vidas, nos cega, nos subjuga e nos oprime.
Venham para Jesus e descubram o que é a verdadeira vida.

FAÇAM COMO DAVI, QUE AO SER CONFRONTADO SOBRE SEU PECADO, NÃO OMITIU E NÃO DEU DESCULPAS ESFARRAPADAS, MAS OROU E CONFESSOU O SEU PECADO E A SANTA JUSTIÇA DE DEUS, E CLAMOU POR SER TRANSFORMADO, CONFORME ESTÁ REGISTRADO NO LIVRO DE SALMOS CAPÍTULO 51.

ARREPENDA -SE DO SEU PECADO.
FILHO MEU, NÃO MENOSPREZES A CORREÇÃO QUE VEM DO SENHOR, NEM DESMAIES QUANDO POR ELE ÉS REPROVADO; PORQUE O SENHOR CORRIGE A QUEM AMA E AÇOITA A TODO FILHO QUE RECEBE. HEBREUS 12.5b-6
JESUS ESTA TE OLHANDO E TE AMANDO. E TE DIZ: EU SOU O QUE TE FALTA.

Daniel de Oliveira Marques. Hoje servo pela graça de Deus Pai. Antes falso discípulo, perdido em pecados, POIS SÓ UMA COISA ME FALTAVA:
GENUÍNO ARREPENDIMENTO E ENTREGA, COM DEVOÇÃO E OBEDIÊNCIA A JESUS CRISTO, MEU SALVADOR E SENHOR ABSOLUTO DO MEU SER.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
  • É interessante notar que, quando nos vestimos de uma capa de religiosidade, todo nosso esforço, sacrifício, moral, atos de generosidade, fazem todo sentido aos nossos olhos no sentido de nos encaminhar em direção à salvação.
    Mas quando o encontro é diretamente com Jesus, todas as nossas obras viram lixo e nos vemos desnudos, sem nada a apresentar.
    Mas isso é vida, verdade!

    • Daniel de Oliveira

      Não é sem sentido que Pedro, descreve Jesus como Pedra angular que sustenta os que não confiam em si mesmos, e Pedra de tropeço para os auto-suficientes.

Resistência Podcast © 2016