RP#91 – PRECISAMOS FALAR SOBRE RACISMO

20 de junho de 2022

0 Flares Filament.io 0 Flares ×


Segundo dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, 54% da população brasileira é formada por pessoas negras. A influência da cultura afro está presente de forma profunda na vida do brasileiro. Seja na culinária, na música, na dança, nas religiões e até no idioma, é impossível imaginar nossa vida cotidiana sem a contribuição dos negros, que chegaram ao Brasil por meio dos povos escravizados de diversos países do continente africano, mas que se tornaram uma parte fundamental da formação cultural do brasileiro.

Mas embora sejamos parte de um país formado em sua maioria por pessoas negras, o desrespeito, o racismo e a discriminação fazem um contraponto triste aos dados estatísticos e a uma cultura tão valorosa, discriminando, machucando, e inferiorizando não somente brasileiros de pele preta, mas irmãos em Cristo.

Somos realmente todos iguais? Existe racismo velado em nossas igrejas? É possível que aquilo que você trata como apenas uma “brincadeira inocente” possa machucar profundamente outras pessoas? Como simples atitudes podem desconstruir o racismo em nosso meio?

Junte-se a Rodrigo Oliveira, Luã Brum (Podcast Entre Pontos de Vista), Débora de Menezes (Podcast Super Pocket Show) e dá um play aí!

COMENTADO NO EPISÓDIO:

Lei do Racismo
Livro – Racismo Estrutural – Dr. Sílvio Almeida
Livros 1808, 1822, 1888 – Laurentino Gomes
Série de livros: Escravidão – Laurentino Gomes
Livro – Escravos: a vida e o cotidiano de 28 brasileiros esquecidos pela história – Leandro Narloch
Livro – Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
Site do Podcast: Super Pocket Show
Podcast: A religião cristã e o racismo
Podcast Entre Pontos de Vista – Spotify
Podcast CTC #35 – TRANSIÇÃO CAPILAR e outras marcas da identidade da Mulher Negra – Spotify
Podcast Vidas Negras
O teste das bonecas (Youtube) – experimento psicológico realizado nos anos 40 nos EUA para testar o grau de marginalização sentido por crianças afro-americanas e causado por preconceito, discriminação e segregação racial.

MÚSICAS TOCADAS NO EPISÓDIO:

O Caminho do Bem – Instrumental – Tim Maia por Musical Songsdei
Somos Todos Iguais – Banda Catedral

Ouça o Resistência Podcast no SPOTIFY

Fique por dentro de lançamentos e sorteios, seguindo-nos em nosso Instagram

Participe da Confraria Resistência no WHATSAPP

Nos escreva um e-mail através do endereço resistenciapodcast@resistenciapodcast.com e participe enviando suas impressões, dúvidas, criticas e sugestões de temas para episódios

Resistência Podcast © 2016